PNEUS: A importância deles no carro

Os pneus são os únicos componentes de um carro que estão em
contato direto com o solo. Por isso que o comportamento do carro esteja diretamente ligado às performances dos pneus. Em termos de segurança são um elemento importantíssimo ao qual se deve dar a devida atenção. A verificação da profundidade do piso, de desgastes anormais e da pressão são alguns dos cuidados a se ter periodicamente. Os pneus quando são projetados, são feitas váris testes a nível de performance em seco e molhado, borracha de material mais mole ou mais duro, melhor conforto ou mais performance, entro outros. Por estas razões nem todos os pneus são iguais e têm um desempenho bom em todas as situações. Um pneu mais confortável tem um perfil alto e dobra em curva quando sujeito a grandes esforços. Um pneu mais esportivo tem um perfil mais baixo e dobra menos em curva, o conforto normalmente é menor. Um pneu pode ser muito bom em piso seco, com grande poder de tração e ter uma profundidade de piso baixa, mas esse pneu em molhado será muito ruim! Uma borracha mais macia vai ter mais poder de tração mas normalmente o desgaste é maior. Na escolha de um pneu, e por isso necessário escolher aquele que se adaptará melhor ao tipo de condução e condições de utilização que se vai dar.

Marcas laterais

Quantos de vocês já repararam bem nas escritas laterais de um pneu? Existem sem dúvida muitos números e letras, mas o que significam? Pegamos como exemplo um pneu comum. Na lateral poderemos ver em grande destaque, além da marca do pneu, as medidas do mesmo, exemplo:

185/60 R14 82 H a informação que isto traduz é:

185 é a largura do pneu em milímetros.

60 é o aspect ratio em % (a altura do pneu a dividir pela largura)

R tipo de construção, neste caso Radial ( D=diagonal ; B=belted)

14 diâmetro da roda em polegadas

82 índice de carga

H índice de velocidade

Outros códigos:

DOT DVDE MTA 129: significa que este pneu satisfaz os requisitos do Departament of Transportation dos E.U.A (DOT)

129 é a data de fabricação; 12 é o mês de Dezembro e 10 o ano 2010.

Aspect Ratio(%)= altura/largura*100

Índice de velocidade

Todos os pneus têm uma letra que indicam a velocidade máxima para que o pneu foi fabricado. Se for ultrapassado este valor de velocidade uma ou outra vez não haverá problemas, mas não deverá rodar frequentemente numa velocidade superior ao que foi especificado para determinado pneu. A seguinte tabela mostra a letra do índice de velocidade e a velocidade máxima para que foi desenvolvido o pneu. Os dados mostra a velocidade máxima do carro em km/h e mph.



Indice de peso

Todos os pneus têm uma indicação do índice de peso, que corresponde ao peso máximo suportado sobre cada pneu do carro. Veja a tabela



Pressão dos pneus

Os pneus suportam o peso do carro, certo? Na verdade é a pressão do ar dentro dos pneus que suportam esse peso! Rodar com a pressão correta em todos os pneus do carro é muito importante. Se a pressão não for a mesma em pneus do mesmo eixo pode levar a um comportamento anormal do carro. A pressão correta para os pneus pode ser encontrada no manual do carro. Rodar com pressões baixas nos pneus pode provocar aquecimento excessivo e provocar a destruição prematura do pneu além de diminuit a potência do carro. Também não se deve ultrapassar a pressão máxima permitida por cada pneu. Se for alterada as medidas dos pneus, pode ser necessário alterar a pressão dos pneus. Deve-se verificar a pressão periodicamente pois as alterações climatéricas ou pequenos furos podem provocar alterações. O ideal é ver a pressão dos pneus do carro uma vez por semana.

Se os pneus têm mais tendência para gastar no centro, isso pode significar uma pressão excessiva. Se gastarem mais dos lados pode ser devido ao uso dos pneus com uma pressão menor que o recomendado. A pressão dos pneus deve ser sempre verificada com os pneus frios, caso contrário, o calor do ar no interior pode levar a uma indicação errada da pressão do pneu.


Tuning

Quando se pretende fazer modificações ao conjunto roda + pneu normalmente opta-se por uma operação plus 1 ou plus 2, que significa aumentar o diâmetro da roda em 1 ou 2 polegadas e diminuir a altura do pneu do carro. As larguras dos pneus usados neste caso são maiores o que traz vantagens em termos de tração, distâncias de travagem e grip, mas por outro lado a maior largura pode significar uma maior aptidão para o aquaplanning. Mas quase sempre quando se opta por estas medidas mais extremas se tem acesso a pneus topo de gama que não estão disponíveis nas medidas mais normais e que tem um bom desempenho na maioria das situações .

Normalmente os pneus topo de gama em termos esportivos estão disponíveis em perfis inferiores ao 50. O preço dos pneus também aumenta quando se aumenta o seu diâmetro e se baixa ao perfil. Muitas vezes há medidas mais comuns, mesmo para rodas de grande diâmetro, que por serem mais vendidas, tem um custo menor. Outro aspecto que cada vez tem mais importância é o aspecto do pneu e a tecnologia envolvida na sua fabricação.

Conclusão

A escolha ideal do pneu, independente se o seu carro é tunado ou não é crucial.As diferenças de segurança e de desempenho que uma simples rodas pode ter no seu carro é muito grande. A manutenção é outro ponto crucial, verificar periodicamente a pressão e como está a pneu é uma medida que fazer você não perder desempenho e sempre andar seguro no carro.

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