FREIOS: Saiba um pouco mais sobres os freios

carro freio disco travaOs freios de um carro é uma parte vital do veículo, saiba como funciona e sua importância para o carro.Saiba também o que fazer com os freios quando se quer modificar o carro.

Funcionamento dos freios


Os freios de um carro funcionam pela conversão de energia mecânica em calor. A força de pressão das pastilhas contra os discos faz com que o carro freie. A força é conseguida através da pressão hidráulica criada ao se acionar o pedal do freio. Quanto melhor for a conversão de energia mecânica em calor, mais depressa se consegue parar o carro.

Nem todos os carros possuem um bom sistema de freios. Bons freios requerem bons materiais e componentes de boa qualidade, e este material custa muito dinheiro! Apenas alguns fabricantes de automóveis equipam os seus carros com o estado da arte em sistemas de freios e fazem questão em colocar o que de melhor existe para poder parar o carro no menor espaço de tempo, e o melhor exemplo destes últimos é a Porsche. Por outro lado, um bom sistema de freios não deve apenas para rapidamente um carro, como deve manter as características de freios ao fim de uma utilização intensiva dos freios (resistência à fadiga). Normalmente os construtores investem mais em aceleração positiva do que negativa. Um correto dimensionamento da potência de freiagem entre o eixo dianteiro e traseiro é importante para se evitar que por exemplo as rodas de trás travem antes das da frente e levem a problemas de estabilidade do carro.

Tuning dos freios

No tuning, a segurança é um dos pontos fundamentais. Muitas vezes este item é esquecido por quem se interessa mais pela estética do carro. Alguns modelos de carros têm insuficiências no sistema de freios. Outros, embora tenham sistemas bem dimensionados, esse dimensionamento é feito para a potência prevista para o carro do jeito que sai da fábrica. Nestes e em outros casos é importante que se procedam a alterações a este nível. Um bom sistema de freios permite frear mais tarde e com mais segurança, mesmo em condições extremas de utilização onde os freios são muito solicitados. E porque não dizê-lo, a freagen também pode proporcionar sensações espectaculares ao volante... imaginem uma freagem de 200km/h até 0 num Porsche GT3.

Os freios não devem ser deixados de parte ao modificar um carro, pois se o carro vai andar mais rápido, também mais depressa vai ter que parar. O que é que se pode fazer então para que o carro fique a frear melhor? As possibilidades são variadas e depende de vários fatores. De seguida deixa-se uma lista de algumas alterações que poderão ser feitas nos freios do carro tunado:
freios sistema
    * Colocar pastilhas com mais performance.
    * Trocar os discos por uns de maior diâmetro.
    * Aplicar discos diferentes.
    * Usar líquido de travagem resistente a fadiga.
    * Converter os freios de lona traseiros para freios a disco.
    * Usar tubos de freagem de malha de aço.
    * Trocar o sistema de freios por um kit completo.
freios carros
  

No comments:

Post a Comment

Autos
Autos