Kit turbo, turbo, saiba como aumentar a potência do carro

O turbo é um compressor movido pelos gases do escapamento do motor. Acreditem ou não, o primeiro kit turbo propulsionado pelos gases do escapamento foi inventado em 1905 pelo Dr. Alfred J. Buchi, um engenheiro Suíço. Em 1915 introduziu também o primeiro protótipo de um motor turbo-diesel, mas que foi ignorado pela indústria de carros e aproveitado pela indústria Aeronáutica. Até aos dias de hoje, os turbos sofreram uma grande evolução, tendo a fórmula 1 nos finais da década de 80 contribuindo para isso decisivamente. Um Turbo aumenta a potência de um motor sem aumentar desmasiadamente o seu peso. É esse o fator fundamental para os tornar tão populares. Estão presentes hoje em dia em diversos carros esportivos a gasolina e o seu uso é muito generalizado nos modernos motores diesel. Mas como funciona?




Um esquema de um turbo pode ser analisado a figura acima e ao lado. Quando os gases de escape saem do motor para os coletores do escapamento, fazem rodar a turbina, que acoplada com o compressor gera a pressão. Isto faz com que o ar seja comprimido. Assim o volume de ar que entra para o motor aumenta. Quanto mais gases de escape saírem e com mais força, mas rápido girará o compressor e mais ar entra para o motor. Isto permite que seja introduzido também mais combustível e que se aumente assim a potência do motor. Um motor turbo comprimido consegue aumentar a sua potência até 40% mais do que o motor equivalente sem o turbo. São contudo sistemas muito delicados e que exigem alguns cuidados devido às características máximas em que operam. O turbo, ao permitir que entre mais ar para o motor, permite que a combustão seja mais completa.

Foto da turbinado do turbo
Muitos motores já possuem hoje em dia turbos corretamente dimensionados e que não têm os problemas que tinham à uma dez anos atrás. Os motores equipados com turbos podem ser melhorados, através de um aumento da pressão do turbo, da troca do turbo ou até da melhoria da eficiência de todos os componentes que fazem parte do sistema, nomeadamente as tubagens, intercoolers, wastegates, que formam o kit turbo.
A montagem de um kit turbo num motor atmosférico é também uma das formas mais eficazes de aumentar de forma significativa a potência nestes motores. É necessário ter em atenção se a empresa que o comercializa dá as devidas garantias de qualidade e de consultoria na montagem do kit turbo. Os mais arrojados podem contruír um sistema de raiz adaptado a qualquer carro. Isto é contudo uma tarefa que necessita muita experiência e conhecimentos teóricos e práticos por parte de quem for realizar a instalação do kit turbo. A escolha dos componentes, tamanho das turbinas, intercooler, ou seja, o kit turbo correto é fundamentail para o sucesso do projeto.

Peças do Kit Turbo


No comments:

Post a Comment

Autos
Autos